top of page
Buscar
  • Foto do escritorMalu Goraieb

Tecido de parede: veja por que vale a pena apostar neste revestimento

Atualizado: 9 de jan. de 2023


Uma das vantagens do material é que você mesma pode aplicar o tecido de parede, utilizando apenas cola branca para a fixação


Quer renovar a aparência da sua casa sem fazer grandes reformas e gastando relativamente pouco? Uma dica é investir nos tecidos de parede!

Com diferentes texturas e estampas disponíveis, os tecidos de parede podem dar mais cor e vida um quarto ou a uma sala, por exemplo, deixando o seu lar ainda mais aconchegante.

As vantagens de apostar no tecido de parede são praticamente as mesmas de apostar no papel de parede: variedade de estampas e texturas, fácil aplicação e a possibilidade de o tecido ser trocado caso o morador enjoe.

Malu Goraieb, designer de interiores, explica que, com o tecido de parede, você não se limita a books, estampas, marcas e preços. “O preço do tecido, assim como o papel, pode variar de acordo com a gramatura”, diz.

Ainda de acordo com Malu, a colocação do tecido é bem simples. “Permite que você mesma faça, utilizando apenas a cola branca. Mas é importante ter ajuda de outra pessoa, para esticar o tecido e evitar bolhas. Se isso acontecer, fure com uma agulha e libere o ar”, explica.


Como escolher o tecido de parede


Malu Goraieb destaca que a variedade de tecidos é grande. “Dê preferência a tecidos de tapeçaria, tecidos de tricoline 100% algodão e que possuam elastano na composição, sejam resistentes à luz e ao calor”, orienta.

Ainda de acordo com a designer de interiores, tecidos como linho enobrecem o ambiente, mas exigem mais cuidados na aplicação: “não se pode esticar demais o tecido e é preciso garantir que a parede não tenha infiltrações e esteja bem lisinha para não marcar”, diz.

“Vale acrescentar que tecidos muito finos, como seda, se ficarem expostos ao sol, podem esfarelar”, acrescenta Malu.


Quais ambientes podem ser decorados com tecido de parede?


Malu Goraieb explica que ambientes secos, como hall de entrada, salas e quartos, podem ser decorados com tecido de parede. “Áreas como cozinhas e banheiros, geralmente, têm muita umidade, e o contato da água com a cola pode amolecer, derreter e estragar o tecido”, destaca.

A designer de interiores acrescenta, porém, que não recomenda o uso de tecido de parede para quem tem rinite, pois ele naturalmente acumula poeira.



Abaixo, Malu Goraieb explica como aplicar o tecido de parede:

  1. Garanta que a parede esteja limpa, lisa e use um nível para riscar a linha em que o papel será colocado;

  2. Prenda o tecido antes de passar a cola, garanta que ele não vai ficar torto (às vezes as paredes são tortas e isso influencia no resultado);

  3. Use um pincel largo para passar a cola com a água;

  4. Pressione o tecido com uma espátula, como se fosse colocar um adesivo e vá tirando as bolhas;

  5. Não cole mais de uma faixa no mesmo dia, espere secar a primeira, pois alguns tecidos podem encolher e criar emendas indesejadas.


Para garantir que o tecido de parede tenha boa durabilidade, faça uma limpeza cuidadosa com aspirador de pó uma vez por semana. Caso surjam manchas, pode-se limpar o tecido com um pano úmido e sabão neutro, evitando-se sempre produtos abrasivos.


Agora você já sabe que os tecidos de parede são ótima alternativa para renovar a aparência da sua casa. Além disso, são de fácil aplicação. Então, escolha uma estampa que agrade toda a família e mãos à obra!


13 visualizações0 comentário
bottom of page