Buscar
  • Malu Goraieb

21 Dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Artigo escrito para o blog Dicas de Mulher



Atualmente, muitas pessoas optam por morar em apartamentos pequenos. Muitas vezes, porque ficam pouco tempo em casa ou, simplesmente, por uma questão de escolha: um espaço menor exige menos gastos, menos tempo para limpeza, costuma ficar mais facilmente organizado etc.

Porém, é geralmente na hora de se mudar para um apartamento pequeno que surgem dúvidas do tipo: devo optar por quais móveis? Como aproveitar melhor o espaço da minha sala? Como colocar tudo que preciso no meu quarto? Como decorar meu novo apartamento de acordo?

 Mas, não se preocupe! Com boas dicas você consegue aproveitar ao máximo o espaço do seu apartamento, deixando ele super organizado e funcional. Confira abaixo as orientações da designer de interiores Malu Goraieb:

Sala 1. Opte por móveis modulares, flexíveis e leves.

2. Evite móveis grandes e pesados.

3. Mesas de centro podem ser estofadas e do mesmo tecido do sofá. “Elas podem ser usadas como puffs para apoiar os pés”, diz Malu Goraieb.

4. “A TV pode ficar embutida em um painel na parede, assim sobra espaço, se tiver rack, para acomodar os aparelhos de home theater, DVD e outros equipamentos”, explica a designer de interiores.

Quarto 5. Fixe a TV no armário. “Hoje existe essa possibilidade e é um sistema bem simples e muito útil. Então, dá para ter um armário maior e ocupar menos espaço com cômodas e prateleiras”, diz Malu Goraieb.

6. As cabeceiras podem ser estofadas ou de painéis de MDF.

7. Use arandela em vez de luminárias sobre o criado-mudo. “Assim fica mais espaço para acomodar livros, relógios e até pequenos mimos de decoração”, explica a designer de interiores.

8. Evite cores escuras, porque elas dão a sensação de que o espaço é ainda menor.

9. Opte por cores claras, tanto no piso quanto no teto.

10. Use espelhos na frente do guarda-roupa ou na cabeceira, “pois podem dar uma boa sensação de amplitude”, explica Malu.

Cozinha 11. Evite colocar o forno embutido embaixo do cooktop. “Ele pode esquentar as pernas enquanto cozinha e assa alguma coisa ao mesmo tempo”, explica Malu Goraieb.

12. Opte por torres com forno e microondas embutidos, na altura da cintura para cima.

13. Gavetões embaixo da pia são muito bem-vindos, pois acomodam muito bem panelas e deixam as coisas visivelmente mais fáceis de serem encontradas.

14. Mas, se a cozinha for muito estreita, opte por portas de correr e prateleiras dentro.

15. Opte por cores claras.

16. Valorize a iluminação sobre a área da bancada da pia.

17. Suporte para utensílios de cozinha na parede são superpráticos, “assim, os utensílios ocupam menos espaço nas gavetas”, diz a designer de interiores.

Banheiro 18. Banheiros pedem boa iluminação, espelho sobre a bancada, prateleiras, box de vidro e tapetes emborrachados.

19. Evite cores escuras também no(s) banheiro(s).

20. Evite azulejos escorregadios.

21. Em caso de banheiro para necessidades especiais, “use barras de apoio, evite desníveis no piso e garanta uma boa circulação do ar sempre”, explica Malu Goraieb.

A designer de interiores finaliza explicando que, antes de começar a trabalhar na decoração de qualquer cômodo, é fundamental levar em consideração quantas pessoas vão morar no apartamento e quais são as prioridades de cada um. Tudo isso pode ser conversado com um profissional da área, que indicará as melhores soluções para cada caso.

Fonte: Site Dicas da Mulher



2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Maringá - PR, Brasil

  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Blogger